domingo, 21 de abril de 2013

Antítese e paradoxo

Ai, ai, antítese e paradoxo. Duas figuras "irmãs gêmeas", porém, diferentes de maneira sutil. Não são como Paula e Taís, personagens de Alessandra Negrini em "Paraíso Tropical" (2007) , ou Ruth e Raquel, personagens de Gloria Pires, em "Mulheres de Areia" (1993). Estas, sim , eram muito diferentes entre si.
Mas, por que estou fazendo uma referência a estas personagens? por que me referi à antítese e ao paradoxo  como "irmãs gêmeas"?
Sobre o caso das "irmãs gêmeas", tanto a antítese quanto o paradoxo fazem oposições entre palavras que trazem ideias contrárias. Deveriam ser a mesma coisa não é? Não, não é! A antítese é a oposição entre palavras que trazem ideias contrárias, somente. Exemplo: "Não existiria som se não fosse o silêncio
Não haveria luz se não fosse a escuridão"  (“Certas Coisas”, Lulu Santos).  As palavras sublinhadas marcam  oposição de ideias contrárias (som X silêncio), (luz X escuridão). 
O paradoxo tem a sua peculiaridade. Além da explicação que eu dei em sala de aula (oposição que resulta na anulação/exclusão entre as palavras contrastantes), paradoxo é o uso de palavras contrastantes que tendem ao absurdo ou contraditório ao senso comum. Exemplo: "estou dormindo acordado". Como o enunciador a frase pode dormir acordado? Entendem? Não tem a mínima lógica esta frase. É incabível, ao contrário de "Não existiria som se não fosse o silêncio", que significa a existência de um elemento (som) só aconteceu devido a presença/existência de outro elemento (silêncio). 
 Há gramáticos e literatos que, para evitar confusão, colocam tudo em um mesmo pacote, ou seja, dizem que são sinônimos. Então, para eles, o poema de Camões (vimos em sala de aula), que tem como primeiro verso "Amor é fogo que arde sem se ver", é construído por paradoxo, e não por antítese. 
Conselho que dou a vocês, alunos: provas de Enem, geralmente, colocam antítese e paradoxo como sinônimos, já que a maioria das pessoas não sabem a diferença. Caso haja uma questão que tenha uma alternativa A-) antítese e B-) paradoxo (o que acho difícil), vocês usam a explicação que ensinei.Na UERJ, todavia, usam essa distinção, geralmente. Resumo da ópera, estudam essa distinção. É melhor.
Se não conseguirem entender, o jeito é rezar mesmo! (risos)

Um abraço! Até a próxima postagem!


  






 


Figuras de linguagem

Bem,  para inaugurar o nosso blog de literatura, colocarei um video interessante sobre figuras de linguagem. Vocês irão gostar (espero!). Explica de uma forma interativa um conteúdo que, confesso, é um tanto maçante. Abç!